Pais na escola: 5 dicas para aproximá-los e melhorar resultados

Pais na escola: 5 dicas para aproximá-los e melhorar resultados

Com os pais na escola os resultados dos alunos tendem a ser melhores, apontam estudos. Reprodução.

Para que as crianças se desenvolvam adequadamente, elas não podem ter a assistência apenas das iniciativas de aprendizado vindas da escola, mas carecem da presença dos pais na escola em sua rotina de estudos e formação integral. Muitas vezes, embora alguns pais não aceitem tal ideia ou não gostem de admitir, o baixo rendimento escolar de seus filhos pode ter influência direta de sua escassa participação nesta fase de aprendizado na vida das crianças.

É por isso que, por mais difícil que possa parecer, diretores de colégio, pedagogos e educadores em geral precisam pensar em métodos para trazer os pais para mais perto da escola. Que tal relembrar algumas dicas mais tradicionais que ainda podem funcionar e conhecer outras inovadoras?

Manual do Gestor Escolar

Agende reuniões periódicas com os pais

Reuniões com os pais na escola não são exatamente uma novidade para informá-los sobre as condições e evolução dos filhos. Mas, além das clássicas reuniões particulares, que cumprem chamados pontuais para resolver determinados problemas, a escola pode ter uma agenda com uma data fixa para que qualquer pai ou mãe, com o objetivo de obter informações, improvisar críticas ou tecer elogios, esteja presente no lugar.

Organize eventos para toda a família na escola

Feiras do livro, exposições, quadrilhas juninas, programas de Páscoa ou Natal, entre outros mil exemplos possíveis são expedientes que podem ser muito bem utilizados para convidar os pais a irem ao estabelecimento de ensino e, assim, se integrarem ao ambiente escolar, conhecer os professores e outros pais e entenderem aspectos importantes da rotina do filho.

Incentive atividades coletivas para a casa

Os professores podem passar para casa algum dever, por exemplo, que demande que os pais participem da realização deste com o filho, como alguma tarefa de recorte e colagem mais complexa, ou algo que requeira a criatividade de todos. Às vezes uma pequena interação pode fazer com que os pais na escola tenham conhecimento de alguma dificuldade do filho ou adquiram o hábito de maior participação na vida escolar da criança.

Leia também

A importância da parceria entre pais e escola para um bom rendimento escolar dos filhos

O guia para engajar os pais na educação dos filhos

A importância da parceria entre pais e escola para um bom rendimento escolar dos filhos

Esteja nas redes sociais

As mídias sociais, como Facebook, Twitter, YouTube e Instagram, entre outras, são hoje em dia importantes canais de divulgação e comunicação direta com várias pessoas, não só com os pais dos alunos. Contudo, a manutenção deve ser estável e eficaz: as publicações dos usuários não podem ficar muito tempo sem resposta, de sorte que o intercâmbio seja constante.

Utilize a tecnologia a favor da educação

Você já pensou se pudesse ter acesso a um aplicativo móvel simples e eficiente que permitisse a melhor comunicação entre escola e os pais dos alunos? Então, não precisa mais pensar: há plataformas que promovem a boa troca de mensagens entre professores e pais, facilitando o relacionamento entre os responsáveis pelas crianças em cada lugar, permitindo marcar reuniões, enviar lembretes e assegurar, assim, uma educação de alta qualidade e muito mais segurança.

O uso dessa tecnologia permite que os pais monitorem seus filhos na escola, ao passo que o diretor do estabelecimento se torna capaz de conversar com os parentes das crianças em uma eventual situação de urgência, por exemplo.

Você tem tido problemas com pais e parentes dos alunos no seu estabelecimento de ensino? Que medidas existem na sua escola para aproximar pais, professores e pedagogos? Você já adotou algumas dessas dicas acima, e conhece o que uma solução tecnológica como o Pertoo poderia fazer por você?

Se quiser saber mais sobre a Pertoo, especialista em comunicação escolar, acesse agora o nosso site!

Pertoo

Quer ter a melhor ferramenta de comunicação escolar do Brasil? Agende uma demonstração ou acesse nosso site.